O skate surgiu em 1950, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Surfistas que sofriam com maré baixa e poucas ondas, tiveram a ideia de colocar rodinhas de patins junto a uma prancha de madeira para não ficarem sem praticar, o que deu muito certo. E assim, criaram o “surf do asfalto” ou “sidewalk surf”. Chegando nos anos 60, o skate se tornou mais popular e seus equipamentos foram evoluídos e assim começaram a serem comercializados.
Ainda em 1960, sob influência de surfistas norte-americanos, o skate começa a ser praticado no Brasil. Em 1974 foi inaugurada a primeira pista de skate da América Latina, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, foram disputadas as primeiras competições, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No país, o esporte vem crescendo cada vez mais e ganhando novos públicos. Hoje, são mais 8,5 milhões de praticantes de skate no Brasil, aproximadamente, segundo pesquisa do DataFolha. Desse número, 81% homens e 19% mulheres de todas as idades. A grande maioria (36%) têm de 11 à 15 anos, 26% são crianças de até 10 anos, adolescentes e jovens de 16 à 20 anos somam 21% e os 17% restante têm 21 anos ou mais.
O skate cresceu mundialmente e hoje, é uma das modalidades das Olimpíadas. Na última edição e na primeira vez do esporte no evento, tivemos como referência Kelvin Hoefler, ganhando a primeira medalha de prata para o Brasil e a jovem Rayssa Leal, reconhecida como fadinha, que virou referência brasileira e também levou a medalha de prata da modalidade.
Modalidades de skate
Freestyle
Downhill Speed
Downhill Slide
Slalom
Vertical
Street
Park
Mini-rampa
Mega Rampa ou Big Air
@ 2024 JEB´s. Todos os direitos reservados.