Skip to content

Judô

A prática de judô foi criada em 1882 no Japão pelo mestre Jigoro Kano. No mesmo ano, ele desenvolveu o Instituto Kodokan que ensinava as técnicas e a filosofia associada ao esporte. No Brasil, essa arte marcial chegou no início do século XX com a imigração japonesa no país. A partir de 1920, algumas academias de judô foram criadas na cidade de São Paulo.

 

A modalidade também começou a se espalhar por outros estados, no entanto, somente foi institucionalizada com a criação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em 1969. O principal objetivo do judô é levar seu adversário para o chão. Os combates entre os dois judocas acontecem no tatame.

O tempo de luta varia conforme a categoria, tendo duração de 5 minutos para os homens e 4 minutos para as mulheres. Durante esse período, o combate entre dois judocas deverá apresentar um vencedor. Entretanto, se isso não acontecer, é adicionado mais três minutos ao combate, momento chamado de Golden Score (pontuação de ouro).

Nas últimas edições da Gymnasiade, o judô escolar do Brasil sempre conquistou medalhas de ouro. Foi assim em Trabzon, na Turquia, em 2016; no Marrocos, em 2018; e na França em 2022.

Modalidades Oficiais


plugins premium WordPress