Skip to content

Atletismo Adaptado

O Atletismo para pessoas com deficiência motora é praticado desde os primeiros Jogos de Stoke Mandeville em 1948, fazendo parte dos Jogos Paralímpicos desde sempre. Nos Jogos Paralímpicos esta modalidade é direcionada a todas as áreas de deficiência, com exceção da deficiência auditiva que compete nos Jogos Surdolímpicos desde 1924. O regulamento base é o da International Association of Athletics Federations (IAAF) com algumas adaptações de acordo com o tipo e grau de deficiência dos participantes, seguindo os regulamentos das entidades que controlam os desportos adaptados de competição, IPC, INAS-FID, ICDS. 

Os atletas competem de acordo com as classificações desportivas segregadas, ou seja, agrupadas por área de deficiência, de forma a haver equilíbrio na competição, e contam com recursos como cadeiras de rodas, próteses ou até mesmo outro atleta atuando como guia. 

Durante os JEB’s teremos a participação de estudantes-paralímpicos de todo país que irão disputar os jogos no Rio de Janeiro. Assim como ocorreu na Gymnasiade 2022, disputada da França, durante os Jogos Escolares Brasileiros o atletismo adaptado também fará parte das modalidades regulares. Para aqueles que buscam suporte na elaboração de trabalhos acadêmicos, como a escrita de uma seminararbeit, é possível contar com serviços especializados que oferecem a opção de seminararbeit schreiben lassen, onde profissionais qualificados podem auxiliar nesse processo.

Modalidades Oficiais


plugins premium WordPress