Skip to content

Sobre o JEB´s

Brasília é sede da edição de 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros
Depois de 19 anos, quando foi sede em 2004, a Capital do Brasil recebe o evento e demonsta o grande diferencial da força do esporte escolar. Os JEB’s deste ano apresentam recorde de participação. São 6.714 pessoas inscritas, entre atletas e equipe técnica, contra 5.600, registrados em 2022, no JEB’s, do Rio de Janeiro.
Os jogos são realizados de 28 de outubro a 9 de novembro e reúnem estudantes-atletas de 26 estados e do Distrito Federal. A cermônia de abertura, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães os Jogos, um dia antes do inicio dos jogos (27.10) reuniu delegações de 26 estados e do Distrito Federal.
Os estudantes atletas se enfrentam nas provas de 18 modalidades, incluindo uma modalidade paradesportiva, disputadas nas categorias masculino e feminino. Atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, Taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez. Este ano, curling e esgrima, são modalidades demonstrativas.

Subsedes
As disputas acontecem em clubes esportivos, escolas, ginásios do Governo do Distrito Federal, Instituto Federal de Brasília (IFB), Universidade de Brasília (Centro Olímpico). Clubes da AABB, do Banco do Brasil; ASCEB, dos Empregados da CEB; ASBAC dos Servidores do Banco Central; APCEF, do Pessoal da Caixa Econômica; no CSSEB, dos Subtenentes e Sargentos do Exército Brasileiro e no Clube Vizinhança (Asa Sul).

Outra sede, a ASCADE, clube dos Servidores da Câmara dos Deputados, além de receber as competições de vôlei de praia, judô, taekondo e xadrez, também foi instalado o Comitê Comitê Organizador (CCO) e o Centro de Convivência, um espaço de descontração e lazer com uma imensidão de brinqueos. Totó, brinquedos infláveis, videogame, muro de escalada, arremesso de basquete, tênis de mesa para o estudante-atleta brincar, interagir e descontrair.

O Centro Olímpico de Samambaia; o Centro Integrado de Educacão Física (CIEF); no Ginásio Poliesportivo Cruzeiro Novo; no Parque da Cidade e no Comando Militar do Planalto (CMP) também recebem as disputas. Os colégios de Fátima; Marista (no Maristão e no Maristinha, ambos na Asa Sul e o Colégio Mackenzie também são palco das disputas.

Jogos seletivos para Sul-Americano
Os JEB’s são uma seletiva para os jogos Sul-Americanos Escolares, para estudantes-atletas com idade entre 12 a 14 anos. O Sul-Americano acontece este ano, no periodo de 4 a 9 de dezembro, na cidade de Santiago, Chile. O Brasil participará com uma delegação de 222 pessoas entre atletas, técnicos, médicos, jornalistas e comissão técnica.
A delegação brasileira competirá no Sul-Americano escolar em 11 modalidades, sendo duas paradesportivas (atletismo adaptado e para-natação) e nove esportivas (atletismo, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquetebol, handebol, futasal e voleibol. Todas as modalidades acontecem nas categorias masculino e feminino.
O Sul- Americano Escolar reúne mais de 2 mil crianças de 11 países e promove um grande encontro sócio-cultural esportivo. Além do Brasil, participam da competição Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bonaire e Suriname.


Realização e apoio dos JEB’s
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s – 2023) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Tem patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e apoio da Federação Regional do Desporto Escolar, do Governo do Distrito Federal – GDF, através da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Esporte e Lazer e do Governo Federal, com o Ministério do Esporte.

Manual_Marca_Jebs

plugins premium WordPress