Skip to content

Sobre o JEB´s

Jogos Escolares BrasileirosUma página da história esportiva recuperada

Foram 17 anos de uma importante e muito sentida lacuna no calendário esportivo nacional. Mesmo com tantos eventos importantes realizados no Brasil, faltava a página dos Jogos Escolares Brasileiros estar preenchida durante esse hiato. Mas a chama está acesa novamente. O JEB’s que, ao longo de suas 18 edições entre 1976 e 2004, foi a principal referência do esporte educacional, está, finalmente, de volta. E em grande estilo.

Entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, quase 6 mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos terão sua primeira oportunidade de disputar uma competição nacional deste porte, divididos em 17 modalidades. O Parque Olímpico do Rio de Janeiro, onde tantas conquistas marcantes foram testemunhadas, será o palco do início da jornada esportiva para estes jovens atletas.

Muito além de uma competição, será um gigantesco intercâmbio esportivo e cultural, com desenvolvimento de valores como espírito esportivo, socialização e amor à pátria. De cada estado e cidade presentes, uma história diferente que será compartilhada e exposta aos olhares do público na principal competição escolar do Brasil.

A retomada do JEB’s é um esforço conjunto de realização entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. A Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ) apoia o evento.

A chama não se apagou!

RepresentatividadeBrasil voa para o JEB’s com equidade de gênero

A principal bandeira dos Jogos Escolares Brasileiros é, justamente, ser brasileiro e descentralizado. Todas as 27 Unidades Federativas serão representadas e terão seus custos de viagem, hospedagem e alimentação, arcados pela organização do evento através do Termo de Fomento 917710/2021.

Meninas e meninos serão representados de maneira equânime no JEB’s. Toda delegação participante terá uma equipe de cada gênero, para cada modalidade, garantindo assim um estímulo inicial fundamental à vida dos jovens estudantes-atletas, tantas vezes carentes de oportunidades, não só no esporte.

O tempero especial disso tudo é que, pela primeira vez na história, todos os participantes chegarão à cidade-sede de avião. Através de uma parceria com a Azul Linhas Aéreas, serão emitidas mais de oito mil passagens, de todos os estados do Brasil.

Sonhos a bordo, decolagem autorizada!

Cidade-sedeJEB’s movimenta o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem uma enorme tradição esportiva, mas nunca havia recebido uma edição dos Jogos Escolares Brasileiros. Já em sua primeira vez, é palco de um megaevento que movimenta, como poucos, a cidade. Serão quase 47 mil diárias em hotéis para delegações e comitê organizador ao longo do Anel do JEB’s composto por Parque Olímpico, Complexo de Deodoro e CEFAN.

Para garantir o confortável deslocamento de todas as delegações, os Jogos Escolares Brasileiros contam com suporte logístico do SESI-RIO.

São parceiros do JEB’s: