Skip to content

Locais de Competição

Anel dos Jogos Escolares Brasileiros

As operações do JEB’s movimentam diversas localidades e instalações no Rio de Janeiro
+ de 8.000 leitos de hospedagem estão sendo disponibilizados para o megaevento

Parque Olímpico da Barra da Tijuca

O principal complexo esportivo do Rio de Janeiro tem área de 118 hectares. Os principais centros de competição são as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, que sediaram seis modalidades nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. Frequentemente, os locais são palcos de campeonatos de diversos esportes, como jiu-jitsu, ginástica, handebol e badminton.

As lutas do JEB’s de 2021 serão praticamente todas realizadas no Vélodromo. O entorno do Centro Olímpico de Tênis também receberá os estudantes-atletas em estruturas temporárias e terá um movimentado centro de convivência com atividades diversas e a área para alimentação.

A Jeunesse Arena foi palco de competições da ginástica artística, ginástica rítmica, trampolim e basquete em cadeira de rodas nas Olimpíadas de 2016. Como arena multiuso, recebe shows e diversas partidas esportivas, inclusive finais de campeonatos, como o NBB, e eventos internacionais, como o UFC.

Parque Aquático Maria Lenk (Barra da Tijuca)

A natação dos Jogos Escolares Brasileiros será na mesma piscina onde o Brasil conquistou 10 medalhas de ouro e 9 recordes panamericanos no Pan de 2007. Nas Olimpíadas de 2016, o Parque Aquático Maria Lenk foi a casa do nado sincronizado, dos saltos ornamentais e do polo aquático. Hoje, as instalações são parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT).

O espaço possui 42 mil m², tem capacidade para 5.000 espectadores, uma piscina olímpica, uma piscina de aquecimento e um tanque para saltos ornamentais. Fica localizado na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, entre as estações de BRT Parque Olímpico e Rio 2.

CEFAN - Penha (Zona Norte)

O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) fica a poucos quilômetros do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e estações de trem. Fica ao lado da Avenida Brasil e próximo dos acessos para outras duas vias expressas: Linha Amarela e Linha Vermelha. É uma instalação permanente da Marinha do Brasil, criada há 105 anos e que hoje conta com uma estrutura de primeiro mundo.

O CEFAN vai receber o atletismo e o atletismo adaptado dos Jogos Escolares Brasileiros, entre os dias 30/10 e 02/11.

Arena da Juventude - Deodoro (Zona Oeste)

Localizada no Complexo Esportivo de Deodoro, a Arena da Juventude foi construída para as Olimpíadas de 2016, com capacidade para dois mil espectadores. Fica entre a Avenida Brasil e a estação de trem da Vila Militar e a poucos metros do Centro Olímpico de Tiro, de onde saiu a primeira medalha brasileira no tiro esportivo em 96 anos: a prata de Felipe Wu, na pistola de 10 metros.

Nos Jogos de 2016, a Arena da Juventude recebeu partidas do basquete feminino, a esgrima do pentatlo moderno e ainda a esgrima em cadeira de rodas das Paralimpíadas. O basquete dos Jogos Escolares Brasileiros terá suas partidas disputadas entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro de 2021.