Skip to content

Atletismo

O Brasil possui um grande número de atletas de alto nível no atletismo, que cada vez mais conquistam seu espaço e estão entre os melhores nas suas modalidades. A evolução e os destaques do esporte também são reconhecidos pelo público, que cada vez mais costumam prestigiar e incentivar os atletas.

O atletismo é um dos mais antigos esportes praticados e o foco dos Jogos Olímpicos. Há registros que os gregos se reuniam para a prática do esporte por volta de 776 a.C., e mais tarde os romanos adotaram o hábito. Inclusive, um romano chamado Juvenal falou a famosa frase que define a filosofia do atletismo: mens sana in corpore sano, ou seja, mente sã em um corpo são.

Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro grande esportista nacional de atletismo. Em sua época, o paulista levou a primeira medalha de ouro em Helsinque, e repetiu o feito em 1956 em Melbourne, Austrália. Adhemar foi tricampeão pan-americano e com a melhor marca do evento ocorrido na Cidade do México, em 1955, com 16,56 m.

O destaque mais recente do atletismo brasileiro é o embaixador dos JEB’s, Thiago Braz. Aos 26 anos, nascido em Marília, São Paulo, ele obteve medalha de ouro nas Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro, em 2016. A cena de seu maior adversário, o francês Renauld Lavillenie, se abalando com a reação da torcida brasileira também se tornou famosa. No salto com vara, Thiago saltou 6,05 m e levou o outro inédito em casa.

Modalidades Oficiais


plugins premium WordPress