São Paulo garante o ouro masculino e feminino no encerramento da Natação

No terceiro dia de Natação dos Jogos Escolares Brasileiros, que aconteceu nesta segunda-feira (1), os estudantes-atletas de São Paulo garantiram a maior pontuação absoluta e levaram o título da competição nas categorias masculina e feminina.

Entre as meninas, o Paraná ficou com a segunda posição e o Rio de Janeiro com o terceiro lugar. Entre os rapazes, o pódio foi composto por Distrito Federal e Santa Catarina, respectivamente.

Paula Renata, professora da equipe de São Paulo, comentou sobre a importância do evento para a formação de jovens.
“Acredito que a função do JEB´s, e a minha como professora, é incentivar nossos alunos não só como atletas, mas especialmente como cidadãos, sabe? Para serem bons alunos e boas pessoas”, analisou.

PROVAS

Na prova de 50 metros livres, Ana Julia Amaral, de São Paulo, precisou de 28s25 para garantir a primeira colocação. Entre os meninos, Otavio Melo, do Rio Grande do Norte, conquistou o título de nadador mais rápido da modalidade, com o tempo de 24s82.

Na sequência, foi a vez de Sophia Isidoro, de São Paulo, e Guilherme Fuji, do Paraná, garantirem as primeiras colocações dos 100m peito.

Nos 50m costas, o título ficou com Sophia Guimarães, do Rio de Janeiro, e Gustavo Zimmermann, de Santa Catarina. 

Encerrando as provas individuais, Sophia Isidoro voltou a piscina e foi a mais rápida nos 100m borboleta. Já no masculino, Guilherme de Carvalho foi o mais veloz.

A prova mista do revezamento 4x50m medley fechou a noite em grande estilo. Somente nos últimos metros da volta final foi que a equipe de São Paulo garantiu a vitória. Santa Catarina e Paraná completaram o pódio da prova, com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Vinnicius da Costa abriu o revezamento para o time paulista e comentou a felicidade de participar do brasileiro escolar ao lado de seus amigos.

“Foi a melhor experiência da minha vida poder competir aqui no Maria Lenk. Piscina muito boa. A maior emoção foi nadar o revezamento. Porque não depende só de você, depende dos seus companheiros, então você torce pra eles também”, finalizou Vinnicius.


As provas de natação contaram, ao todo, com 414 estudantes-atletas, de 12 a 14 anos, vindos dos 26 estados e do Distrito Federal.

Confira os resultados:


50m Livre Feminino
1 Ana Julia Amaral – SP – 28s25

50m Livre Masculino
1 Otavio Melo – RN – 24s82

100m Peito Feminino
1 Sophia Isidoro (SP) 1m16s53

100m Peito Masculino
1 Guilherme Fuji (PR) 1m10s52

50m Costas Feminino
1 Sophia Guimaras (RJ) 32s14

50m Costas Masculino
1 Gustavo Zimmermann (SC) 28s24

100m Borboleta Feminino
1 Sophia Isidoro (SP) 1m05s82

100m Borboleta Masculino
1 Guilherme de Carvalho (DF) 59s59

Final Rev. 4x50m Medley Misto
1 São Paulo – 1m59s21