Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the all-in-one-wp-security-and-firewall domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jebs/htdocs/jebs.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114
Robô gigante, dança, coral e pirotecnia cenográfica marcam lançamento do JEB’s – JEB´s | Jogos Escolares Brasileiros

Robô gigante, dança, coral e pirotecnia cenográfica marcam lançamento do JEB’s

Por: Bê Viana e Mariana de Sá

Davi Villa / CBDE

Logo no hall de entrada, os estudantes-atletas ficaram com a adrenalina nas alturas. O motivo da surpresa: no lançamento dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s 2023), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na sexta-feira (27.10), em Brasília, eles foram recepcionados por um robô gigante, com cerca de 4 metros de altura. Com movimentos parecidos com o humano, o brinquedo de cor laranja no corpo tinha a cor verde neom para destacar olhos, sobrancelha, braços e a sigla da CBDE no peito. Não faltaram suspiros, risadas e fotografias para registrar o momento.

Após a apresentação da ginástica artística, o Hino Nacional foi interpretado pelos alunos do coral da Escola Militar de Brasília. O grupo que estava vestido a caráter, com uniformes de gala, foi conduzido pelo Sargento Silva.  Já na segunda apresentação cantaram músicas como “Oh, happy day”- frase em inglês que significa “oh dia feliz”.

Davi Villa / CBDE

O tão aguardado desfile das delegações, com alunos entre 12 e 14 anos, conduzindo as bandeiras de todos os estados foi um dos pontos altos do evento. Iniciou por ordem alfabética, com o Acre, e finalizou com o Distrito Federal.

Sede do jogos em 2024

Um vídeo produzido pelo governo do Pernambuco trouxe a informação que o Estado será a sede do JEB’s em 2024. O material veiculado garantiu, por meio de declarações dos secretários de Esporte e Turismo, Executiva, Educação que o estado pernambucano está unido na empreitada: “estamos prontos para receber os jogos”.

Fogo simbólico

O acendimento o fogo simbólico dos JEB’s foi surpreendente. Na arquibancada, os estudantes-atletas acenderam seus bastões coloridos, iluminando o espaço com luzes apagadas. Foi quando um quarteto de patinadores do DF, representante do Brasil no Mundial da Colômbia, adentrou.

Davi Villa / CBDE

No palco, JacaJEB’s, o mascote dos jogos escolares acompanhava tudo e perto, sempre dançando e animando a festa. As patinadoras Cecilia de Lamartini, Júlia Fontanide, Júlia Zenini e Maria Fernanda Esmeralda, literalmente deslizaram por todo auditório, fazendo uma espécie de revezamento. A pira foi repassada às mãos da estudante do DF, Mychelle Rodrigues de Souza, 14.

Atleta da modalidade de atletismo, Michele conduziu a pira dos JEB’s ao centro do palco. Ao acender a chama dos Jogos Escolares, ela literalmente incendiou o espaço, por meio de um espetáculo cenográfico de pirotecnia onde as paredes de todo palco ilusoriamente pegaram fogo. O espetáculo arrancou aplausos e emocionou os presentes.