Skip to content

Notícias do JEB´s

Medidas pró-equidade fazem número de estudantes atletas mulheres superior ao de homens

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) têm, na igualdade de gênero, um grande diferencial. Prova disso é que em 2023 participam do evento mais meninas que meninos. Do total de 5.433 estudantes-atletas inscritos, o número de atletas mulheres é superior: são 2.757 na categoria feminino contra 2.676 do masculino.

Mais do que empatar em número de competidores, as garotas viraram o jogo. A “virada” com o primeiro aumento da participação feminina das estudantes-atletas foi sinalizada na em 2022, no JEB’s do Rio de Janeiro. Graças às medidas adotadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), foi possível equiparar a diferença repetida em edições anteriores, quando a superioridade do número de inscrições de estudantes-atletas no masculino era uma constante sobre a categoria feminina.

A regra adotada pela CBDE para reverter a situação funciona para todas as 27 unidades da Federação participantes. A delegação que inscreveu uma equipe masculina na modalidade coletiva teve, obrigatoriamente, que inscrever uma equipe feminina na mesma modalidade. O mesmo foi aplicado nas inscrições para de estudantes-atletas de modalidades individuais.

Outra medida interessante, aplicada pela CBDE com essa finalidade, foi a inclusão da Ginástica Rítmica garantida no programa de modalidades do evento, sendo uma modalidade exclusiva para mulheres. A ação tem ajudado muito o número de mulheres ser maior.

Voluntariado
Outros setores como o da estrutura organizacional dos JEB’s, especificamente, no Voluntariado dos Jogos Escolares, registraram maioria na participação feminina. A edição de 2023 conta com o número total de 300 voluntários de 20 estados e do DF. Eles têm idade entre 18 e 70 anos. São 180 mulheres e 120 homens que disponibilizam seu trabalho gratuitamente para colaborar com a realização do maior evento escolar do País.

Jogos Escolares no DF
Os JEB’s acontecem até a próxima quarta-feira (8.11), na Capital Federal, com 26 delegações estaduais e do DF. Este ano houve recorde de inscritos. 6.714 participantes (estudantes-atletas e equipe técnica) contra 5.500 da edição de 2022, no Rio de Janeiro. São 18 modalidades disputadas em 18 subsedes esportivas.
Por ser a sede dos jogos, Brasília tem a prerrogativa de indicar duas equipes – ao invés de uma – para as modalidades coletivas, no masculino e feminino.


plugins premium WordPress