Medidas pró-equidade fazem número de estudantes atletas mulheres superior ao de homens

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) têm, na igualdade de gênero, um grande diferencial. Prova disso é que em 2023 participam do evento mais meninas que meninos. Do total de 5.433 estudantes-atletas inscritos, o número de atletas mulheres é superior: são 2.757 na categoria feminino contra 2.676 do masculino.

Mais do que empatar em número de competidores, as garotas viraram o jogo. A “virada” com o primeiro aumento da participação feminina das estudantes-atletas foi sinalizada na em 2022, no JEB’s do Rio de Janeiro. Graças às medidas adotadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), foi possível equiparar a diferença repetida em edições anteriores, quando a superioridade do número de inscrições de estudantes-atletas no masculino era uma constante sobre a categoria feminina.

A regra adotada pela CBDE para reverter a situação funciona para todas as 27 unidades da Federação participantes. A delegação que inscreveu uma equipe masculina na modalidade coletiva teve, obrigatoriamente, que inscrever uma equipe feminina na mesma modalidade. O mesmo foi aplicado nas inscrições para de estudantes-atletas de modalidades individuais.

Outra medida interessante, aplicada pela CBDE com essa finalidade, foi a inclusão da Ginástica Rítmica garantida no programa de modalidades do evento, sendo uma modalidade exclusiva para mulheres. A ação tem ajudado muito o número de mulheres ser maior.

Voluntariado
Outros setores como o da estrutura organizacional dos JEB’s, especificamente, no Voluntariado dos Jogos Escolares, registraram maioria na participação feminina. A edição de 2023 conta com o número total de 300 voluntários de 20 estados e do DF. Eles têm idade entre 18 e 70 anos. São 180 mulheres e 120 homens que disponibilizam seu trabalho gratuitamente para colaborar com a realização do maior evento escolar do País.

Jogos Escolares no DF
Os JEB’s acontecem até a próxima quarta-feira (8.11), na Capital Federal, com 26 delegações estaduais e do DF. Este ano houve recorde de inscritos. 6.714 participantes (estudantes-atletas e equipe técnica) contra 5.500 da edição de 2022, no Rio de Janeiro. São 18 modalidades disputadas em 18 subsedes esportivas.
Por ser a sede dos jogos, Brasília tem a prerrogativa de indicar duas equipes – ao invés de uma – para as modalidades coletivas, no masculino e feminino.