Skip to content

Notícias do JEB´s

Jogos Escolares são seletivos para Sul-Americano no Chile

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) são uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, para estudantes-atletas com idade entre 12 a 14 anos. O Sul-Americano acontece este ano, no período de 4 a 9 de dezembro, na cidade de Santiago, Chile. O Brasil participará com uma delegação de 222 pessoas entre atletas, técnicos, médicos, jornalistas e comissão técnica.

A delegação brasileira competirá no Sul Americano escolar em 11 modalidades, sendo duas paradesportivas (atletismo adaptado e para-natação) e nove esportivas (atletismo, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquetebol, handebol, futsal e voleibol. Todas as modalidades acontecem nas categorias masculino e feminino.

Para convocação da delegação brasileira dos Sul-Americano Escolar de 2023, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) adotou o critério de utilizar os resultados dos JEB’s de Brasília, deste ano. Para modalidades coletivas, as escolas campeãs da série ouro já têm, automaticamente, o passaporte carimbado para Santiago.

Nas modalidades individuais, os atletas serão convocados com base nos resultados individuais de acordo com o número de vagas estabelecidas pelo Conselho Sul-Americano de Desportos (Consude), pra cada modalidade.

No caso do judô por exemplo, serão chamados todos os campeões das categorias de peso, da série ouro individual. Já no atletismo, inicialmente, serão convocados os atletas que conseguirem o 1º lugar, nas 14 provas individuais da série ouro. Para completar as 17 vagas os 03 atletas (masculinos e femininos), serão convocados pela equipe da CBDE, respeitando critérios técnicos.

O Sul-Americano Escolar reúne mais de 2 mil crianças de 11 países e promove um grande encontro sociocultural esportivo. Além do Brasil, participam da competição Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bonaire e Suriname.


plugins premium WordPress