JEB’s proporciona desenvolvimento com regulamento inclusivo nas disputas coletivas

Poder disputar um volume de partidas que permita a vivência de experiências diversas é, sem dúvida, parte fundamental no desenvolvimento de um jovem atleta. Receita de sucesso nas competições da CBDE, o regulamento das modalidades coletivas com séries ouro, prata, bronze e cobre é um combustível extra na chama dos Jogos Escolares Brasileiros.

Basquete, handebol, vôlei e vôlei de praia começam suas disputas no dia 30 de outubro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. São mais de dois mil estudantes-atletas agrupados nessas modalidades e todos terão a oportunidade de disputar, ao menos, cinco partidas. Nada de perder um jogo e voltar para casa. O regulamento dá, tanto dentro de quadra quanto fora, a oportunidade de convivência e desenvolvimento.

Como funciona o regulamento com as séries?

A competição nas modalidades coletivas será disputada em quatro séries: Ouro, Prata, Bronze e Cobre. Para definir quais escolas vão integrar cada uma delas é feita primeiramente uma fase classificatória. As equipes são divididas em oito grupos, sendo quatro chaves (A, B, C e D) compostas por quatro equipes e outras quatro (E, F, G e H) compostas por três equipes, definidas em sorteio.

O sistema de disputa é de rodízio simples, no qual todos se enfrentam dentro do próprio grupo em jogos só de ida. Vale lembrar que cada modalidade tem regulamentos específicos, que serão aplicados nos jogos e vão definir critérios desempates. 

(Tabela 1)

Os primeiros colocados da fase classificatória integram a Série Ouro, que define o campeão geral dos JEB’s. Mesmo sem poderem conquistar o título principal, os demais times terão a oportunidade de seguir em disputa por uma medalha dentro das demais séries. Os segundos colocados da primeira fase formam a Série Prata, os terceiros formam a Bronze e os quartos classificados formam a Série Cobre.

A partir daí, as equipes jogam partidas únicas e eliminatórias em uma tabela pré-definida pela organização. Os vencedores avançam à fase semifinal, enquanto as equipes que sofrerem revezes continuam jogando e disputam da quinta à oitava colocação de suas séries.

(Tabela 2)

Na fase semifinal o padrão segue o mesmo. Os vencedores passam para a final e os que perderam jogam pela terceira colocação da série disputada. 

Os campeões de cada série levantam o sonhado troféu após a disputa da aguardada final, no dia 4 de novembro. Uma festa dessa magnitude merece oportunidades para todos.