Por: Bê Viana e Mariana de Sá
A grande maioria dos participantes já se encontra presente, na Capital dos Jogos Escolares. O Estado de Alagoas abriu a lista dos primeiros participantes a chegar em Brasília para competir na edição de 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Composta por 35 pessoas entre estudantes-atletas e equipe técnica, a delegação alagoana desembarcou na cidade sede dos jogos, ainda na quarta-feira (25.10), seguidas das delegações da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Com um total de 6.714 participantes, os JEB’s deste ano conta com 18 modalidades disputadas em 19 subsedes no Distrito Federal. Estudantes-atletas como a pré-adolescente alagoana, Júlia Alice, 11 anos, estavam numa grande expectativa para colocar os pés em terras candangas. Filha de pai puxador de areia e de mãe costureira, ela acredita ser uma promessa nos jogos na modalidade do judô. “Treinei bastante e vim para ganhar”, dispara, otimista.
Realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), parte das delegações teve o transporte até Brasília custeados pelos governos de seus estados de origem. A delegação de Rondônia por exemplo enfrentou cerca de 24 horas de ônibus para chegar até Cuiabá até pegar um avião para Brasília. Parte da equipe já se encontra na cidade e a outra chegará a qualquer momento.
A delegação do Amazonas será a última das equipes dos jogos a desembarcar. Sua chegada está programada para sábado (28.10).