Skip to content

Notícias do JEB´s

Arenas olímpicas recebem o JEB’s 2021

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Pela primeira vez na história, o Rio de Janeiro é a sede dos Jogos Escolares Brasileiros

O retorno dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) está cada vez mais perto. Entre 29 de outubro e 5 de novembro, os quase seis mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos terão palcos para lá de especiais: sete locais de competições olímpicas de 2016 também serão usados nas escolares.

Na região do Parque Olímpico, as Arenas Cariocas 1, 2 e 3 receberão disputas, assim como o Velódromo, a Jeunesse Arena e o Parque Aquático Maria Lenk. A Arena da Juventude, no Complexo Esportivo de Deodoro, será a casa do basquete.

Serão 195 troféus e 2.247 medalhas oferecidas aos campeões das 17 modalidades do JEB’s. Em seu retorno após 17 anos, a maior competição escolar do país terá mais de 180 horas de transmissão ao vivo pela internet.

Vamos conhecer um pouco mais de cada sede?

Arena Carioca 1, 2 e 3

A maior das Arenas Cariocas foi sede do basquete, rugby em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas em 2016. Já a irmã do meio foi a arena em que o judô teve sede, bem como a bocha paralímpica e as lutas olímpicas. É local permanente de treinamento de oito modalidades e abrigou ainda treinos do futsal brasileiro. A menor delas foi reaberta em janeiro, para oferecer atividades esportivas gratuitas a mais de 1.200 pessoas.

Parque Aquático Maria Lenk

A natação dos Jogos Escolares Brasileiros será na mesma piscina onde o Brasil conquistou 10 medalhas de ouro e nove recordes panamericanos no Pan de 2007. Nas Olimpíadas de 2016, o Maria Lenk foi a casa do nado sincronizado, dos saltos ornamentais e do polo aquático.

Jeunesse Arena

Nos Jogos de 2016, a então Arena Olímpica do Rio sediou competições de ginástica rítmica, ginástica artística, trampolim e basquete em cadeira de rodas.  Também recebeu amistoso internacional da NBA, grandes eventos de artes marciais mistas, final de campeonato brasileiro de e-sports, de basquete e inúmeros shows.

Velódromo

Local das disputas do ciclismo nas Olimpíadas de 2016, o Velódromo recebe as lutas no JEB’s 2021. Serão disputados por lá o judô, karatê, taekwondo e wrestling.

Complexo de Deodoro

A medalha de prata de Felipe Wu (tiro esportivo) foi conquistada a poucos metros da instalação que receberá o basquete no JEB’s. Nos Jogos de 2016, a Arena da Juventude recebeu partidas do basquete feminino, a esgrima do pentatlo moderno e ainda a esgrima em cadeira de rodas das Paralimpíadas. O basquete dos Jogos Escolares Brasileiros terá suas partidas disputadas entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro de 2021, com um regulamento que dará a possibilidade dos estudantes-atletas participarem de diversos jogos e competirem por títulos das séries Ouro, Prata, Bronze e Cobre.


plugins premium WordPress